UOL: Links Patrocinados (24/02/2011).

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Extração de DNA


Semana passada, num dos laboratorios de biologia, eu extraih o meu primeiro DNA.
Foi lindo!
Muito interessante!!
Eu nao pensei que fosse assim tao simples...  Mas tambem nao imaginava que fossem tantos passos pra ser chegar no final do processo.
A faculdade nao permite que usemos animais, ou mesmo as nossas celulas nos laboratorios, entao o DNA que extraih foi de uma banana!  Eu ia achar mais interessante se eu pudesse arrancar um fio de cabelo meu pra poder extrair o DNA...  Mas...  Regras sao regras...  Um dia ainda faco uma experiencia dessas...

Bom, pra se extrair o DNA de uma banana, precisamos de uma banana, claro, e varios utensilios:
- 2 Beaker (como eh que eh beaker em portugues???  beaker eh um copinho de vidro, da boca larga e que ha em varios tamanhos)
- 1 tubo de ensaio
- 1 liquidificador
- 1 faca
- 1 termometro
- 1 encubadora (ou alguma coisa que esquente pelo menos aa 60 graus Celsius.
- ethanol (alcool normal eu acho...  nao tenho certeza...)
- gelo
- solucao homogenea feita de detergente, agua e sal
- gaze

Primeiramente a gente corta a banana e pedacos pequenos e colocamos no beaker com uma solucao homogena, feita de detergente, agua destilada e sal, que vao pra encubadora por 10 minutos, ou ateh chegarem a 60 graus. Depois disso, colocamos no gelo imediatamente ateh atingir a temperatura de 20 graus (temperatura ambiente). Depois disso, colocamos a banana e o liquido no liquidificador e bater por 30 a 45 segundos. Nao mais que isso.

Depois de bater a banana com essa solucao homogena, tem-se que filtrar essa vitamina num outro beaker com gaze. De preferencia, temos que dobrar a gaze duas vezes pra fazer uma peneira onde a vitamina sera derramada. Esse processo eh pra separar as fibras alimenticias das proteinas da fruta. A aparencia eh de um suco de banana mesmo.
Depois de peneirada, dexamos o beaker de novo no gelo pra poder descansar a solucao. Depois de 5 minutos, o suco tem duas partes. Uma parte branca, que ficou em cima, e a parte de baixo , que era como uma agua esverdeada. Era esse liquido verde que precisamos pra extrair o DNA.

Com um pipette de transferencia (que eh tipo um conta gotas mais elaborado), inserimos na solucao e soh "pescamos" o liquido verde.

Esse liquido verde vai pra um outro beaker com ethanol e fica descansando por 20 minutos. Depois desse tempo, jah podemos ver o DNA. Eh claro que nao eh soh um DNA. Sao milhares.
Depois, pra mim poder levar pra casa, eu enchi um tubo de ensaio com enthanol e coloquei os DNA que eu pesquei de dentro do beaker.

Como o DNA eh bem viscoso, os varios pedacos foram se aglomerando e o resultado final foi uma a massa flutuante no tudo de ensaio de mais ou menos o tamanho de uma ervilha. Levei pra casa e tah lah ateh hoje dentro do freezer.

I'm so proud of myself... :)

PS: depois de ler esse post, to vendo o tanto que meu portugues esta podre...  Triste nao saber explicar mais as coisas...  :(
PS2: Vou tirar uma foto do meu DNA (nao meu propriamente dito, mas o da banana) pra colocar aqui... Quando chegar em casa, pois estou no hotel... :/

Esse aglomerado esbranquicado eh que eh o DNA. Como ele eh viscoso, eles se juntam. Essa quantidade minuscula eh suficiente pra clonar uma floresta inteira de bananeiras!! Muito show!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário